A Arss > História da Arss

Missão

Ser uma instituição de saúde respeitada e comprometida com o aprimoramento contínuo dos municípios consorciados, contribuindo de maneira decisiva e eficiente para o crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades na área de saúde, atuando em perfeita sintonia com a sociedade e demais instituições, apoiada sempre em valores éticos e morais, buscando a racionalização de recursos, preservação da dignidade humana, otimização de resultados e a eficiência da gestão associada.

Visão 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde tem a percepção visionária de tornar-se uma referência em atendimento e satisfação do usuário da área de saúde pública, através da prestação de serviços especializados de qualidade, em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde.

 

Valores 

Espírito de equipe, ética, transparência, credibilidade, comprometimento, responsabilidade, qualidade, eficiência, cooperação, dedicação, respeito e excelência de resultado.

 

Histórico

A ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) foi criada no dia 7 de dezembro de 1994 com a finalidade de atender as consultas especializadas na rede pública de saúde. Na época, os 27 municípios que fazem parte da ARSS entenderam que era preciso garantir o atendimento e dar economicidade ao serviço a ser implantado, além de promover economia de escala, pois o número de especialistas disponíveis, não era suficiente para atender a necessidade apresentada pela região.

A Secretaria do Estado da Saúde cedeu o espaço físico no bairro Alvorada, onde por muitos anos foi atendido a população dos 27 municípios.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde possibilitou o atendimento à demanda crescente na rede secundária de saúde pública, denominado CRE (Centro Regional de Especialidades).

As atividades do CRE foram iniciadas com o atendimento de quatro especialidades, este número foi crescendo e no ultimo ano de funcionamento naquele espaço físico já eram atendidos em média 8.500 consultas por mês, em 23 especialidades médicas, além dos programas mantidos pela instituição.

Os programas foram instituídos gradativamente desde a sua criação.  Entre os serviços prestados no consórcio, mantemos o CAPS II (Centro de Atenção Psico-Social e o CAPS ADIII SIM PR localizado em Marmeleiro).

O atendimento aos municípios é disponibilizado por divisão percapta, de acordo com a porcentagem de sua população em relação aos serviços ofertados.

O custeio da ARSS é por contrato de rateio, onde cada município paga a mensalidade e paga por uso de serviços contratualizados.

A ARSS também recebe recursos do faturamento de procedimentos do SUS.

Francisco Beltrão é o gestor do teto de Média e Alta Complexidade (MAC).

As emendas parlamentares destinadas ao Consórcio têm sido de grande apoio pra atender demandas específicas, além de aquisição de equipamentos que com recursos próprios não teríamos condições de adquirir.

O principal objetivo da ARSS é atender as demandas dos 27 municípios consorciados. Planejar e executar ações da rede secundária da saúde pública destinados a qualificar os municípios e promover assistência em saúde com qualidade e eficiência aos habitantes dos municípios consorciados.

A ARSS, sendo um consórcio de municípios, tem como gestor os próprios prefeitos, que em assembleia elegem um conselho de prefeitos composto por um presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

O mandato para a Presidência da ARSS é de dois anos sem possibilidade de reeleição.

Na gestão do presidente e prefeito de Pinhal de São Bento Jaime Ernesto Carniel, em setembro de 2010, iniciaram as tratativas com os prefeitos e diversas lideranças políticas, parlamentares representantes da região e fim de buscar recursos para melhorar a infraestrutura da ARSS.

Com o empenho do presidente, prefeitos, os parlamentares federais destinaram suas emendas parlamentares em benefício da construção da sede do consórcio, totalizando um recurso de R$ 5 milhões.

Além dos recursos de construção oriundos do Governo Federal, foi recebido do Estado do Paraná recursos para a compra de equipamentos.

A construção tem 4.317,00m², na Rodovia Contorno Leste, Água Branca, próximo ao Hospital Regional e à Faculdade de Medicina da UNIOESTE.

Vilmar Reichembach, prefeito da época, conseguiu através da Prefeitura de Francisco Beltrão, a doação os terrenos e a terraplanagem para a construção da nova sede.

Em abril de 2012, foi realizado processo licitatório para a construção da obra, tendo início em outubro do mesmo ano. O valor licitado ficou em R$ 4.775.163.23, a diferença dos recursos foi utilizada para a execução de aditivos da obra.

O inicio das Atividades na nova sede foi gradativa, entre os dias 03 de abril de 2017 e 05 de maio de 2017 foi realizado a mudança dos setores deslocando cada setor de forma planejada.

A Mudança para a Nova Sede da ARSS - Associação Regional de Saúde do Sudoeste em Francisco Beltrão e da  Sede própria  do CAPS AD III   em Marmeleiro possibilitou  a ampliação de serviços, como a ampliação do MACC,   qualificação do atendimento por equipe multi profissional e a implantação de exames cardiológicos como, teste ergométrico, eco cardiograma, holter, mapa, eletrocardiograma com laudo imediato, densitometria óssea...

Implantação do prontuário eletrônico.

Implantação do Ambulatório de biópsia.

Implantação de serviço de Escleroterapia.

Implantação do Serviço de Tomografia e Angiotomografia. 

Ampliação de número de médicos e de especialidades (exe.: hematologista, neuropediatra).

Realizado Capacitações para os médicos da Atenção Primária (qualificação dos encaminhamentos, visando diminuição das filas) realizada pelos médicos especialistas de cada área de atuação, também capacitados pela equipe do MACC-Modelo de Atenção as Condições Crônicas. (Projeto permanente).

Implantação de Protocolos de atendimento e Medicamentos (REREME), favorecendo assim a compra dos insumos, evitando a falta de medicamentos essenciais nas farmácias públicas municipais.

Contratação de prestação de serviços de clínicas especializadas em exames como ressonância, cintilografias, Endoscopia, ultrassom, etc...  (evitando vários contratos de cada município e contratando por menor custo).

Contratação de prestação de serviços de hospitais para realizar cirurgias eletivas, custeadas pelos municípios.

Ampliação do setor de órtese e prótese, com  aquisição de  cadeiras rodas motorizadas, lente escleral, próteses dentárias e bolsas de ostomia.

Ampliação do setor de odontologia, Implantação de procedimentos com sedação a pacientes especiais e  tratamento de canal. (aguardando posição do Ministério da Saúde para implantação oficial do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas).

Contratação de serviço de Anestesia para atender as necessidades de exames com sedação.

Ampliação para duas linhas do Transporte Sanitário a Curitiba  (Capanema Tur.).

Contrato para Instalação de Oxigenoterapia para pacientes com necessidade de uso nos  domicílios.

Instalação do telecardio online, (eletrocardiograma com  laudo imediato)  nas unidades de saúde dos  municípios.

Compras de EPIs em geral (apoio na Pandemia Covid 19).

Em processo  de licitação  a compra de insumos para  todos  os municípios consorciados, gerando economicidade dos processos licitatórios individuais  e padronização dos produtos .

Implantação de tele consulta.

Em  26 de junho de 2020 na gestão do prefeito Helton Pedro Pfeifer  foi aprovado  em assembleia a alteração do Protocolo de Intenção do Consórcio, que passou a ser denominado CONSUD – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste.

O Consórcio busca uma prestação de Serviço de excelência em Saúde Pública.  Trabalha com seriedade e eficiência para atender as necessidades da população dos seus entes Consorciados.

A ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) é uma entidade integrante da administração pública indireta, se tratando de pessoa jurídica através da figura de consórcio público, foi instituída em 07/12/1994, objetivando a gestão associada de seus municípios integrantes, especificadamente na área de saúde, devendo-se reger-se pelas normas constantes da Constituição Federal (art. 241), Código Civil, e Lei nº 11.107/2005, regulamentada pelo Decreto nº 6.017/07.

Tem sede na cidade de Francisco Beltrão/PR, na Rodovia Contorno Leste, nº 501, Água Branca, de onde presta auxílio a 27 municípios, da área de abrangência da 8ª Regional de Saúde, os quais são: Ampére, – Barracão – Bela Vista da Caroba – Boa Esperança do Iguaçu – Bom Jesus do Sul – Capanema – Cruzeiro do Iguaçu – Dois Vizinhos – Enéas Marques – Flor da Serra do Sul – Francisco Beltrão – Manfrinópolis – Marmeleiro – Nova Esperança do Sudoeste – Nova Prata do Iguaçu – Pérola do Oeste – Pinhal de São Bento – Planalto – Pranchita – Realeza – Renascença – Salgado Filho – Salto do Lontra – Santa Izabel do Oeste – Santo Antonio do Sudoeste – São Jorge do Oeste – Verê.

O principal objetivo da ARSS é planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas a promover a saúde, melhor atendimento e qualidade de vida dos habitantes e municípios consorciados, bem como implantar serviços afins, principalmente os de especialidades dentro do Sistema Único de Saúde - SUS.

Composto por uma equipe de 136 funcionários, e atendendo diariamente um contingente de quase 600 pacientes.

 


Imagens